quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia do Jornalista

Você que como eu, estudou por 4 anos da sua vida ou mais que isso e ao fim de tudo percebeu que não precisava mais de diploma para exercer sua função, ficou frustrado?
Uma pena, mas tenho uma notícia boa... Eles querem dizer que ser Jornalista é um dom... até concordo, tem pessoas que mesmo depois de ter frequentado aulas teóricas e práticas de Comunicação Social, não mandam muito bem na profissão, já outros que tem faro para a coisa... mostram suas habilidades jornalísticas. Enfim...quem sou eu para julgar certo e errado dessa questão, pois chego a conclusão que a errada fui eu...que não escutei minha mãe quando dizia: -Faz enfermagem ou outro curso decente que dê resultado e um bom emprego. Teimosa como eu escolhi jornalismo porque? Não tinha que estudar matemática mais e porque tenho uma queda pela Tv e em querer ser famosa... Sou famosa... uma famosa desempregada e ainda sem a matemática fiquei em total defasagem na tentativa de passar em algum concurso!!! É meu caro... a vida não é brinquedo, mas vou te dizer hoje em dia adoro o curso que fiz... apesar de não estar exercendo a função na área que estudei, continuo acreditando que o que falta é oportunidade! Talvez eu não seja a melhor jornalista, mas dou conta do recado...alguém me contrata? Tenho até experiência!!!rs

E uma curiosidade... Você sabe porque a Foca é o mascote do curso de Comunicação Social/jornalismo? (Achei que podia ser algo relacionado a FOFOCA... separou-se e ficou como FOCA, mas vejam aí a explicação...

" (...) Outro bicho, este marcante no jargão do jornalismo, é a foca. Na verdade, "o" foca. Jornalista novo, inexperiente. Um foca. Consta que o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador (uma pequena "janela") aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela "explodia" num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme.

"Péra aí, estou focando."
E os outros: "Foca logo, caramba".

Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina - e atrasavam os outros. "Péra aí, estou focando." E os outros: "Foca logo, caramba". E mais tarde... "Ih, lá vem o foca". Esta é a história que eu conheço. Vendo o peixe como comprei".

è interessante... Hoje como dia do Jornalista resolvi relembrar algumas coisinhas que me dão saudade... o famoso Lead, o que, quem, quando, como e onde?rs Teorias da narrativa... Semiose do discurso jornalístico... ai ai me deu soninho...rs

Aos jornalistas e futuros jornalistas desejo Boa Sorte na vida que temos e teremos pela frente... Notícias e fatos sempre existirão né? Então o mercado nunca estará escasso. Muitas guerras para cobrir, muitos artigos para escrever sobre economia, quedas e altas das bolsas de valores, aquecimento Global, mulheres bombas, tiroteio no Rio de Janeiro. Enfim... encontre um "padrinho" que terá um bom emprego!

Se pensa que estou desanimada te digo que há uma chance!
Quem sabe eu entre no BBB (Sempre tem uma jornalista. Pena que não sou Gostosona...se não posava nua e nunca mais ia querer saber de ser Jornalista...Melhor ser "modelo"kkkkkk Modelo de que? Modelo de cidadã que ganha a vida de maneira "descente" (que desce mesmo)...

Isso é Brasil!!! O mundo é das bundas! Se você tem...você va longe...

Ps: Não sou contra quem faz nu artistico... apesar de não considerar arte propriamente, mas sei que a arte do bolso cheio de grana, um ap caríssimo ou um carro zero... Nem economizando anos... Então cada um trabalha com aquilo que pode!

Filhinhas não estudem... vão malhar!!! Quem tem bunda vai a Roma, Paris, Londres...


Parabéns aos Jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário